sábado, 31 de março de 2012

Resenha do livro "Vidas Secas" - Baleia

Graciliano Ramos (1892 a 1953) nasceu em Quebrangulo, 27 de outubro de 1892, foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX. Um dos seus romances mais conceituados é Vidas Secas (1938),que é uma obra que mostra a toda a realidade dos sertões brasileiros naquela época. Na história, conta com a presença de uma personagem que encanta e emociona no decorrer da obra, a cachorra Baleia, que apresenta vários paradoxos, mas também é a maior contradição do que é a sua humanidade.
Baleia nesse enredo passa por um processo de chamado de antropomorfização, onde apresenta traços humanos, como, por exemplo, a solidariedade, e de tenta amenizar a dor da família com sua alegria. A morte de Baleia mostra o quanto é importante para todos da família, Fabiano com pena de ver a cachorra sofrendo a beira da morte, resolve mata-la para alivia-la da dor, Sinhá Vitória acha melhor espera mais um pouco para ver se a cachorra melhora, mais não tem jeito Fabiano mata a cachorra, as crianças ao perceberem a ação do pai, se entristecem pois consideram Baleia como um irmão. Ao morrer Baleia sonha que vai acorda num mundo melhor, podemos até dizer que ela morre "feliz", sem nenhum remoço da atitude de Fabiano.
"Procurei adi­vinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. (…) No fundo todos somos como a minha cachorra Baleia e esperamos preás. " Graciliano Ramos, Cartas. Nesse trecho temos um comentário do escritor sobre Baleia.
Por fim posso dizer que Baleia é uma personagem que dedica toda sua vida a Fabiano, Sinhá Vitória, para o Menino mais velho e para o Menino mais novo, pois esta ali sempre, com toda sua "alegria de viver" tentando amenizar todos os sofrimentos vividos dos membros da família.

quinta-feira, 15 de março de 2012

(...)
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

(...) 
             Versos Íntimos - Augusto dos Anjos

terça-feira, 13 de março de 2012

                   Es tiempo de vivir sin miedo (...)
DAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVID
DAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVID
DAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVID
DAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVID
DAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVIDDAVID
                                      Pessoa chata que me ama

Sua promessa não vale nada, até que você a cumpra.
                                        The Vampire Diaries. 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Meu Lucas

                                           


Sabe aquela pessoa que muda seu dia todo com um simples "oi" , que te levanta quando quando tudo e todos te botam para baixo? Que apesar da distancia esta sempre ali para cuidar e te proteger? Sabe aquela pessoa que significa o mundo inteiro para você e quando esta do lado dela nada mais importa? Então você é tudo isso para mim.
Sério às vezes paro para pensar como isso aconteceu, quando você virou meu mundo, como nossa amizade fica mais forte a cada dia que passa. Nunca passou pela minha cabeça conhecer uma pessoa assim igual a você, que faz as pessoas bem fazendo pouco, as vezes só com um gesto pequeno de conforto. Você é o único que confio para conta os meus segredos sei que você também confia em mim para conta os seus. Só você consegue passa horas e horas ouvindo meus problemas, sem jugar meus erros e sempre me apoiando, o único que me faz rir tanto, que pros outros até parece ser loucura mais que para nós dois vale muita coisa.
Meu Preto pode até ser que amanha a gente caminhos diferentes, mais me promete que sempre vai levar um pedacinho de mim aonde quer que você for? Que sempre vai-me fazer sorrir quando eu tiver todos os motivos para chora? Promete que vai fica comigo até quando for para sua casa te irritar? Mesmo que você não me responda porque já sei a resposta, eu te prometo que sempre estarei aqui pro que você precisar, que sempre serei a sua princepa no que der e vinher e o mais importante que sempre levarei nossa amizade comigo.